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Gamificação nas empresas e outros recursos para a aprendizagem corporativa

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Gamificação na aprendizagem corporativa: saiba como aumentar a produtividade e engajamentos dos colaboradores com esse recurso. (Por Redação Wisd)

O que é a gamificação?

A gamificação é uma maneira de aplicar princípios dos jogos, como pontuações, missões e conquistas em diversas áreas, seja dos negócios ou da vida pessoal.

O termo gamificação é uma adaptação do conceito gamification, em inglês. Desde 2002 esse conceito é utilizado para relacionar o universo dos jogos (“games“, em inglês), nos diferentes setores. Mas, antes mesmo da sua oficialização em 2002, a prática da gamificação já era utilizada por empresas e instituições que buscavam potencializar seus resultados.

Neste contexto, o segmento de educação utiliza desse recurso para tornar o aprendizado mais interativo, dinâmico, engajador e de fácil assimilação aos alunos. Além de estimular o empenho do indivíduo em uma tarefa, a gamificação permite acompanhar o desempenho, oferecer feedback de forma rápida e melhorar a análise dos resultados.

Com a utilização da tecnologia no segmento da educação foi possível que metodologias de ensino inovadoras fossem desenvolvidas, estimulando a participação ativa e engajada do aluno, de forma a desenvolver habilidades e competências necessárias para a vida do século 21. Isso é o que a gamificação pode proporcionar no processo de aprendizagem.

E como levar esse processo para as Organizações?

Gamificação dentro da empresa

Antes de tudo, é importante definir qual a finalidade de aplicar o recuso da Gamificação na empresa. Entre os objetivos podemos citar:

  • integração de novos colaboradores;
  • estímulo de criatividade e solução de problemas;
  • treinamento de equipes;
  • elevar a motivação dos colaboradores no cumprimento de metas;
  • conservar e atualizar o conhecimento de produtos ou serviços disponibilizados pelo negócio;
  • desenvolvimento de habilidades e competências.

Definindo os objetivos do recurso na aprendizagem corporativa, parte-se para a estruturação da Gamificação na organização. É importante conhecer qual o público-alvo que pretende-se utilizar essa estratégia, conhecendo os motivadores e quais são o alcance dos resultados esperados. Listamos alguns passos importantes antes da implementação da Gamificação na empresa.

1. Conheça seu público!

Como dito anteriormente, conhecer o grupo que será trabalhado é relevante neste início do planejamento, para que você possa verificar quais são as necessidades, expectativas, motivações, sonhos e o quanto estão familiarizados com recursos de jogos. Uma recomendação inicial é fazer uma pesquisa com a equipe para reconhecer esses pontos citados, identificando qual o problema da empresa.

2. Defina onde será realizada essa estratégia

O segundo passo é definir onde a estratégia da Gamificação será feita. Muitas empresas optam por ferramentas e plataformas gamificadas que colaboram para realização desse recurso. Com a tecnologia adequada, é possível executar o planejamento através de uma plataforma eficaz, intuitiva e dinâmica. Uma das funcionalidades da plataforma Wisd é exatamente essa. Quer saber mais? Solicite uma demonstração guiada!

3. Execução e acompanhamento dos resultados

Um outro ponto importante é executar o plano, definindo quais são os momentos em que esse recurso será utilizado e quais métricas de desempenho serão compiladas para o acompanhamento dos resultados.

Além disso, é importante averiguar a efetividade desse processo, a partir da contribuição dos colaboradores sobre o que eles acham da estratégia e se tem promovido mudanças. Com isso, deve-se:

  • ouvir os feedbacks dos participantes;
  • ter regras e objetivos claros;
  • incentivar as relações interpessoais;
  • envolver os profissionais durante os jogos;
  • estruturar desafios e recompensas para cada fase superada;
  • promover autonomia ao colaborador para se empenhar nas metas;
  • criar um espaço competitivo saudável entre os integrantes da equipe;
  • estimular o compartilhamento de conhecimento, experiências e conquistas obtidas ao longo dos treinamentos;

Amplie a Gamificação para outros setores

Além da utilização deste recurso em grupo e times específicos, é possível ampliar a estratégia para programas institucionais de Onboarding e integração do recém-admitido na empresa, o alinhando à cultura, normas, missão e valores da organização, realizando de forma mais leve, divertida e imersiva.

Como a Wisd pode ajudar nos recursos gamificados?

Atualmente, a Wisd concentra funcionalidades que atendem a aprendizagem no todo, disponibilizando múltiplos recursos didáticos (podcast, vídeo, áudio, texto, realidade aumentada…), e gerando engajamento na plataforma através das Comunidades e Network. A Wisd é muito mais que uma plataforma EAD, e sim o futuro da Educação. Com nossa plataforma é possível:

  • treinar e capacitar colaboradores;
  • realizar os processos de Onboarding na empresa pela plataforma;
  • criar e vender cursos, trilhar e planos de assinaturas para clientes B2C;
  • acompanhar os resultados de acessos, vendas, evolução de cada usuário; e muito mais!

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