Wisd Sem categoria Ensino adaptativo: como aplicá-lo na prática?

Ensino adaptativo: como aplicá-lo na prática?

Ensino adaptativo: como aplicá-lo na prática? post thumbnail image

Como podemos gerar um ensino adaptativo para que as pessoas possam aprender de forma que elas se sintam mais confortáveis e isso torne o aprendizado mais eficiente? Nos acompanhe nesta leitura que você irá descobrir. (Por Redação Wisd)

O que é ensino adaptativo?

Antes de entrarmos nos passos para conseguir um ensino adaptativo, primeiro vamos entender o que isso quer dizer.

O ensino adaptativo é uma metodologia que promove uma aprendizagem interativa, personalizada e sob medida para cada aluno. Cada pessoa tem uma maneira diferente de aprender e essa metodologia foca exatamente nisso: uma experiência de aprendizagem para cada pessoa.

Existem várias formas de apresentar o mesmo conteúdo, seja por: vídeo, texto, áudio, gráficos… E é isso que faz com que o aluno tenha mais conforto em escolher qual forma é mais confortável para ele aprender.

Inclusive, também é possível aprender no Metaverso! Quer saber como? Sugerimos a leitura – Metaverso: o que preciso saber sobre ele?

Como ter um ensino adaptativo na prática?

Agora que sabemos o que significa essa metodologia, podemos mostrar para você como conseguir colocá-la em prática.

Como foi dito anteriormente, cada aluno tem uma forma de aprender individual e para precisamos saber qual modelo de ensino é melhor para ele. Com isso, vamos para o primeiro tópico da lista:

1. Faça um questionário personalizável

A ideia por trás deste questionário é entender como cada aluno prefere consumir o conteúdo, dessa forma, vamos conseguir ser mais assertivos no momento de ensiná-los. Isso não somente afeta a maneira como vamos apresentar o conteúdo como também irá afetar o desempenho do aluno, fazendo com que ele seja mais eficiente em seus estudos.

2. Diversifique o formato dos conteúdos

Já vimos que existem várias formas de apresentarmos os conteúdos, por isso, devemos respeitar a diversidade educacional de cada aluno. Deixe que eles possam escolher qual formato é mais adequado e mais eficiente. Dessa forma, o aluno se sentirá mais confortável e disposto a absorver o conteúdo.

3. Personalize a jornada de aprendizagem

Faça com que o aluno seja o protagonista do seu processo de ensino, dê a ele oportunidades para adquirir autonomia em seu processo de aprendizagem. Lembrando que para dar essa autonomia precisamos deixar meios para que o aluno possa conseguir realizar isso.

4. Disponibilize recursos de ensino adaptativo

Esse tópico tem bastante ligação com o anterior, precisamos dar ao aluno recursos importantes para que ele possa melhorar sua experiência educacional. Disponibilize para eles planos de estudos para que ele possa organizar seus estudos. O recurso de comunidade também é bastante importante para que o aluno possa trocar dúvidas e experiências com outros alunos e até mesmo professores.

5. Proporcione um ambiente interativo e gamificado

O aluno precisa ver o estudo como algo mais atrativo e empolgante. Com ambientes interativos e gamificados proporcionamos a eles uma imersão que causa mais motivação para realizar seus estudos.

Você pode se interessar pelo artigo: Gamificação nas empresas e outros recursos para a aprendizagem corporativa

6. Tenha uma plataforma de ensino adaptativo

Centralize todos esses recursos em um único lugar para que o aluno consiga encontrar tudo que ele precisa para realizar um bom estudo e otimizar seu tempo e desempenho. Dessa forma, o aluno se sente mais confortável para estudar.

Quer saber mais sobre ensino adaptativo e sobre os tipos de aprendizado?

Nossa equipe preparou um infográfico muito bacana com algumas informações a mais sobre esse tema. Neste infográfico você encontra os tipos de aprendizado e pode até mesmo se identificar com alguns deles e entender como funciona os melhores métodos de ensino para você.

Para realizar o download do infográfico, basta clicar aqui e aproveite o material!

Conheça uma tecnologia de ensino adaptativo que conecta múltiplas formas de aprender com um Painel de Gestão completo!

A plataforma da Wisd aplica exatamente a proposta do ensino adaptativo. Nos propomos a ser muito mais que uma plataforma EAD convencional, e sim a ser o Futuro da Educação. 

Sabemos que muitas plataformas de cursos e capacitação oferecem o mais do mesmo: cursos sem personalização; recursos que não são adaptativos para cada pessoa; e trilhas de jornada de aprendizado estáticas.  

A Wisd surgiu exatamente para quebrar com paradigmas e ajudar as organizações a colocarem em prática conceitos como o Lifelong Learning e aprendizagem adaptativa. 

Quer conhecer essa solução desenvolvida pela Hubse? Faça uma experiência imersiva conosco!

Clique aqui e conheça ➡

Deixe uma resposta

Related Post